Updates +
Devido ao hiatus, não estamos moderando nem respondendo nenhum comentário, porém o blog continua aberto para visualização. Obrigada pela visita ♡

16 de junho de 2013

Gwishins (귀신) e K-horror

Tokyo Shinjuu

  Ayo minna, em primeiro lugar me desculpem pelo post da semana passada, nyan me deu um pouco de revolta e enfim como sempre quem teve que ouvir foram vocês u.ú; anyway, era pra eu ter postado alguma coisa ontem mas não deu :c. Aliás me deixem desabafar um pouco por favor -q por pura ironia do destino eu que não sei fazer bulhufas de edições fui...plagiada? WHAT THE HELL? Sim eu fiquei muito "masoq?" É uma das poucas imagens que eu me empenhei em editar, eu usei até o paint O____O foi tão difícil fazer aquilo pra vir meio mundo no meu pixiv e enviar a minha imagem em topic we heart it, tumblr e pages no facebook T.T A minha imagem é essa então caso alguém tenha pixiv marque a minha imagem no seu bookmarc por favor ;_; Ok depois de desabafar um pouco agora let's talk about gwishins >w< Lembram do post sobre yuureis e j-horror? Essa é uma versão coreana daquele post :3


  Gwishins são nada mais nada menos do que fantasmas coreanos, porém diferente dos nossos fantasmas ocidentais, dos quais estamos acostumados a relacionar a maldições, gwishins -a versão coreana dos yuureis- são a definição de alma penada, isso é, na Coreia os fantasmas se baseiam -de fato- em verdadeiros fantasmas; gwishins são apenas almas de pobres humanos que não puderam "ir além", por carregarem em sí o ódio e a amargura, muitas vezes relacionados a terem uma vida trágica e triste, geralmente com realmente alguma tragédia como o assassinato de um ente querido ou o sofrimento de um abuso. Existem vários tipos de gwishins, e nem sempre eles se associam a tragédias, pra explicar à vocês um pouco sobre eles vou colocar aqui separadamente cada tipo de gwishin.

Cheonyeo Gwishin:


  O gwishin mais famoso é provavelmente o cheonyeo. O gwishins das mulheres virgens. Nascer mulher na Coréia tradicional significava ter de saber das virtudes de servir seu marido, seu pai e seus filhos. Morrer virgem, ou seja, morrer como uma chonyeo era o mesmo que não ter tido significado na vida, o mesmo que não ter tido objetivos. Para as almas das chonyeos é impossível deixar esse mundo.
  O Hanbok (roupa tradicional coreana -na foto abaixo e acima as garotas usam hanbok :3-) das chonyeos é o sobok, um hanbok branco, sobok é a roupa tradicional do luto e os cabelos das chonyeos está solto e despenteado, pois por não terem se casado elas não tinham o direito de amarra-lo. Embora exista o equivalente a um chonyeo homem, um chonggak, as chonyeo são muito mais faladas na cultura popular e consequentemente a atração principal dos filmes de terror coreanos.


Mul Gwishin:


  No verão lá da Coréia ocorrem muitos casos de afogamento. Talvez por isso exista a crença nos Mul Gwishin. Os mul gwishin são fantasmas aquáticos, são as almas daqueles que se afogaram naquelas águas. Os mul gwishin não gostam de estarem sozinhos, por isso por vezes eles puxam nadadores e banhistas que estão por perto para o fundo do mar.
  Esse gwishin é tão popular que na Coréia existe uma expressão que se refere a "tática mul gwihin" que é usada quando você quer sabotar alguém na lógica do "Se eu me afundar você afunda também"

Uma Gumiho:


  O gwishin Gumiho, também é muito popular, as raposas de nove caudas -sim LOL-. Gumihos são raposas om 1000 anos de idade. Elas são boas e honradas e muitas vezes vão ao céu sendo colocadas no grande palácio do imperador de Jade, o governante dos céus. As gumihos são conhecidas por se disfarçarem como lindas garotas para "caçarem" homens inocentes.
  Embora que nos filmes de terror coreanos a perspectiva quanto as gumihos estejam focadas na parte da lenda que diz que elas se alimentam de fígado humano para se tornarem humanas, há muitos filmes em que elas são interpretadas de forma romântica, como filmes em que gumihos se apaixonam por humanos e se viverem ao lado deles 100 dias sem serem descobertas podem se tornam humanas.

  Oh huhu =u= a parte dos filmes, abordando mais os terrores em escolas femininas -que são a maioria já que asiáticos tem fixação por garotas de colegial aeifjnksdjgnsjfgb everyone is lolicon -q


  O assunto mais popular em filmes não só coreanos mas asiáticos no geral, são abordados em escolas -em especiais as femininas, afinal são garotas u.u- Isso talvez se deva ao fato de que lá, na Ásia, na Coréia em especial, as pessoas passem muito tempo nas escolas, muito mesmo, todo mundo aqui sabe que lá o ensino é muito forte -inclusive esse assunto tem aparecido muito ultimamente em pages de k-pop no face o.o colegiais se suicidando por notas- Como as pessoas passam a maior parte do tempo na escola, nada melhor do que criar várias histórias pra assusta-las hum?
  Mesmo que você e mais várias pessoas fiquem até tarde no colégio, há vários corredores escuros, luzes apagadas, laboratórios de biologia com lâminas e objetos estranhos e salas de música -que deveriam estar- em silêncio. E para a infelicidade dos estudantes coreanos, nas escolas de lá tem muitas histórias de espíritos sofredores dos alunos que cometeram suicídio nos prédios do colégio, e isso é sempre usado em filmes que geralmente incluem gwishins de cabelos longos e escuros usando o uniforme da escola.

(Claro que vocês lembram do post sobre yuureis que tratava do j-horror, então devem se lembrar sempre que terror ocidental e j-horror/k-horror são muito diferentes)

  Você pode se perguntar então "Eles contam essas histórias para as criancinhas do primário também?" Na verdade sim, mas numa versão um pouco menos assustadora -até porque aqueles pobres anõezinhos não sabem oque o secundário aguarda à eles -q - 
  São estátuas que ganham vida e correm pelo terreno das escolas a noite.
  Uma figura mais assustadora para as criancinhas do primário é Yoo Kwansun


  Kwansun foi uma garota que morreu ao 17 anos porque protestava pela independência da Coréia. la foi presa e torturada. Apesar de ser uma figura importante pode ser assustador ter um retrato seu na sua sala de aula quanto ela guarda uma lenda. O retrato se moveria caso você o olhasse por muito tempo ou e você chamasse o seu nome, você poderia também ver a face torturada de Kwansun se olhasse para o retrato ao contrario. Várias escolas também tem uma estátua de Kwansun, nesse caso ela criaria vida na noite do dia da independência e gritaria pelos corredores da escola "Independência da Coréia para sempre"

Jayuro Gwishin:

ok sério eu odeio olhar pra cara das jayuro, me chamem de medrosa mas eu tenho um puta medo daquela coisa, aqui tem uma imagem pra quem quiser ver.


 Certo, modernizando as gwishins tradicionais, existe a Jayuro Gwishin, e há muitas testemunhas. Jayuro é uma faixa de auto-estrada que liga Goyang a Paju, essa estrada é paralela ao rio Han e é famosa por frequentemente ser coberta por um nevoeiro oque resulta em muitos acidentes. Muitos culpam isso pelos acidentes, mas muitos condutores que passam por Jayuro alegaram ter visto uma pessoa parada na beira da estrada, uma jovem meio perturbada que parece estar de óculos de sol. Mas se você reparar melhor na tal garota pode perceber que não se trata de óculos de sol e sim, de que os olhos da garota foram arrancados.
  Há também uma história de que um condutor de um táxi, num dia de chuva apanhou naquela auto-estrada uma garota. Depois de por o endereço por ela indicado no GPS ele seguiu as indicações até chegar a uma área remota. Quando o taxista se virou para perguntar mais sobre onde a jovem queria ir ela havia sumido. Olhando mais detalhes o taxista percebeu que a sua frente havia um cemitério público. A garota tinha chegado em casa.

Gwishins das casas de banho:



  Na Coreia do Sul era muito comum existirem casas de banho velhas e abandonadas, o lugar perfeito para gwishins aparecerem, pelo teto alto eles poderiam ficar de cabeça para baixo e brincar com seus longos cabelos. Ainda hoje existem histórias sobre gwishins aparecerem em casas de banhos, principalmente as escolares -é lógico u.u-
  Há muitas outras lendas de gwishins, mas essas são as principais. Existem gwishins típicos de estúdios de gravação, as vezes a voz deles pode ser ouvida em alguma gravação ou sua silhueta pode aparecer fracamente de vez em quando.
  É isso, espero que tenham gostado do post, alguns créditos aqui

6 comentários:

  1. Nossa a lenda da Yoo Kwansun é bem interessante, ela morreu tentando salvar seu país e morreu torturada!

    Ny-chan saiu do castigo? Acho que não né?! Eu queria muito falar com você! Boa semana!

    blogfadosrebeldes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. saí não .-. tirei mais uma nota baixa e contrataram uma professora particular pra mim ;; oh hell, vai ser mais difícil ainda porque ela me dá aulas no sábado '-'

      Excluir
  2. Respostas
    1. ;; depois de fazer esse post eu fiquei com medo também

      Excluir
  3. Que post legal *O* E NÃO EU N CLIQUEI NA FOTO Q VC MANDOU O LINK (~MEDO~) IASUOFASFUOASF
    a da Kwansun é a que provavelmente eu teria mais medo. Isso me lembra da mulher do banheiro IASOFUASIFOUASF nunca gostava quando brincavam dessa coisa TT_TT
    adorei seu blog <3 estou seguindo!
    Enquanto a Chuva Dissolve a Cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entendo ;_; aquela cara da Jayuro é horrorosa -qq Ah lol quando eu tava na quarta série me contaram de uma lenda que tem no meu colégio que uma vez pegou fogo e um monte de gente morreu lá ._. eu nunca mais fui no banheiro do ginásio *cry* então eu sei como você se sente ;;

      Excluir