Updates +
Devido ao hiatus, não estamos moderando nem respondendo nenhum comentário, porém o blog continua aberto para visualização. Obrigada pela visita ♡

10 de maio de 2014

Duas extensões úteis para chrome


  Olá olá, como vão? Primeiramente: Esse era meu post de despedida, o último post útil antes do blog ficar morto por um tempo, porém, todavia, entretanto... Por intervenção divina de todos os deuses do olímpo, a menine aqui conseguiu 8.0 NO BOLETIM EM MATEMÁTICA AHÁAAAAHDOFADJKAS.LKN. Mas *ajeita o salto* Bem, vamos ao que importa: Vocês, principalmente aqueles que gostam de web design amador e edições, certamente já gostaram muito de uma fonte que encontraram em uma página na web, mas não souberam como identifica-la. Lógico que podemos fazer isso inspecionando o elemento da página ou um simples ctrl + u, mas para uma maneira muito mais prática e simples eu apresento a vocês o WhatFont, seguido de uma outra extensão útil para quem faz layouts c:






  Primeiramente a minha extensão favorita. Trata-se de uma extensão com duas versões disponíveis (para mozilla e chrome). Nada mais é do que uma ferramenta que te permite descobrir a cor de qualquer elemento na web, sendo ela em uma imagem ou em um elemento criado por css/html. Seu ícone é aquele conta-gotas (que inicialmente é cinza). Ele muda de cor de acordo com a cor que você coletou no seu navegador.

Link no Google Web Store: Download
Site oficial (inclui outra extensão boa também): Site


  Como usar:

  O ColorZilla foi desenvolvido para que qualquer usuário da internet tenha capacidade de usa-lo, você tendo conhecimento avançado ou não, isso não importa -e é claramente o que eu mais gosto nele. Após a instalação o conta-gotas vai aparecer automaticamente na barra onde ficam as suas extensões. Para usa-lo apenas um clique em cima do ícone. Após clicar no ícone da extensão passe seu cursor (que altera-se para um sinal de + quando a extensão está ativa) pela cor que você deseja coletar e clique em cima dela. Uma caixa preta com o seu código aparece enquanto você faz isso.

[clique para amplicar]

  Quando você clica na sua cor, você já tem o código em html dela, no caso da imagem eu tenho agora o código #C9DFE1.

  Mas essa é a única função do ColorZilla? Bem, não. O ColorZilla trabalha apenas com cores, mas ele trabalha de variadas formas. Clique no ícone do conta gotas e deixe o cursor sobre o menu de opções que aparecer. Vamos explorar cada uma das opções que eu considero úteis.


  Color Picker: Basicamente trata-se de te mostrar a cor que você acabou de coletar, juntamente de um histórico de todas as cores que já coletou (Color history).


  Copy to clipboard: Copiar o código para o seu clipboard (significa copiar a cor "para o seu mouse" ou "área de transferencia" disponibilizando a opção de ctrl + c e ctrl + v) de todas as formas possíveis (rgb, cada per cento de rgb, o código em html,...). Eu considero útil pois nem todos os programas trabalham cor #COR, como por exemplo o PhotoFiltre, que eu acho um bom editor para iniciantes e eventualmente eu faço alguma coisas com ele. Como no caso do PF, existem editores que trabalham com o rbg (#C9DFE1 torna-se rgb 201, 223, 225).


  Webpage color analyzer: Você tem a opção de analisar a paleta de cores de uma página na web. Ela não só analisa as cores dos elementos como também de todas as imagens no site. Passando o mouse sobre uma das cores que aparecerem na paleta, a extensão leva você até onde essa cor foi encontrada.

 



  WhatFont é uma extensão que te permite descobrir qual é a fonte de qualquer página na web (elementos e não imagens, vale ressaltar. Para imagens segue uma outra explicação logo abaixo). Seu ícone é esse "f ?"

Link no Google Web Store: Download
Site oficial: Site

  Como usar: Em qualquer site, clique no ícone do WhatFont, passe o mouse sobre qualquer palavra que seja da fonte que você quer saber qual o nome, o nome da fonte vai surgir em um balãozinho. Para desativar a extensão, basta clicar no balão que surge no canto superior direito da tela: 'Exit WhatFont'



* Depois de muito pensar eu decidi não terminar esse post da forma que eu queria. A ideia inicial era ensinar a vocês como pegar qualquer elemento de qualquer lugar na internet, desde uma cor que querem para sua paleta ou um efeito de imagem que daria aquele "acabamento" fantástico no layout. Mas, pessoas de má fé é o que mais existe por essa vasta internet, vocês bem sabem disso acredito eu, e o tutorial poderia gerar alguma denuncia por ter "ensinado a como plagiar". De fato, eu estaria basicamente ensinando a plagiar, bastava vocês olharem por outro ângulo e com certeza não me apoiariam. A ideia pra mim era bobinha e simples, mas eu analisei um pouco antes de postar e decidi apagar tudo daqui pra frente para que não haja nenhum problema nem para mim, para ou blog ou para vocês. Me desculpem então pelo post curtinho  ^-^

Um comentário:

  1. Nossa! Muito útil as duas extensões.... Principalmente a das cores... Sempre tem alguma cor perfeita que você vê, mas não sabe o código, aí fica tentando na sorte, mas nunca é a cor certa...
    Assim fica bem mais fácil!
    The Girl of Books

    ResponderExcluir